RPG - Explicação e Tudo O Que Você Precisa Saber

Ir em baixo

RPG - Explicação e Tudo O Que Você Precisa Saber

Mensagem por Mestre em Dom Jun 10, 2018 12:15 am



Olá, tudo certo? Como sei que há muitas dúvidas, principalmente para novatos, fiz esta espécie de "carta aberta" para todos os participantes do RPG, para ensinar o que fazer para jogar. Vamos ir desde o básico até as partes mais complicadas.

ENTRANDO NO FÓRUM


Pode não parecer, mas existem dúvidas em relação a isso. Em suma, é como se cadastrar no facebook, então pode pular esta parte caso saiba como fazer isso. Pode ser que você tenha recebido uma senha ou que você deva fazer a sua própria conta. Vamos começar com o caso menos frequente, que é receber a senha. Quando abrirem o fórum, ele estará assim:


Pegue o login e senha que lhe foram fornecidos no chat por algum ADM. Clique em Conectar.


Aparecerá esta tela para vocês. Coloque o login no nome de usuário e senha na senha.


Agora, caso não tenha esses dados fornecidos, você deve se registrar. Para isso, clique em Registrar


Assim que clicar em Registrar, os termos no fórum vão ser apresentados. Concorde com eles e siga adiante. Após concordar com os termos, essa tela irá aparecer.


O Nome de Usuário que irá usar será o nome do seu personagem no fórum em questão. Use um endereço de e-mail que tenha acesso e uma senha fácil para se lembrar. Clique em salvar, assim vai ser enviado para o seu e-mail o link do fórum, que você vai entrar e se conectar foi explicado acima.

REGRAS


Após entrar no fórum, ele será inteiramente carregado, deste jeito.


Então, você irá até a aba REGRAS. Lá, haverá estes tópicos:



Certifique-se de ler todos. Regras são importantes para o bom funcionamento do RPG. Se estiver em dois RPGs, leia as Regras de ambos. Elas diferem de fórum para fórum. Outro item que difere é se há ou não há ficha. Se for o caso de não haver ficha, você será um personagem já existente de uma obra. Mas, se houver ficha, leia este tópico e a próxima parte.

FICHA


Após ler a ficha, você deve montá-la. As fichas são baseadas na ficha de Magic Order v0.3. Logo, isso significa será usado um d4 (dado de quatro faces) para criar seu personagem. Um dado de quatro lados dá status balanceados para personagens de nível baixo. Caso queira um site para poder fazer isso, clique aqui.

As fichas diferem de RPG para RPG. Por mais que sejam baseadas na ficha de Magic Order, os RPGs possuem mestres diferentes, assim como suas particularidades. Um RPG de Harry Potter, por exemplo, precisaria de uma ficha diferente de uma de Fairy Tail, assim como um que seja criação original. Abaixo, é possível ver dois exemplos de fichas, uma de SiǤns of Hope, e uma de Zodyac.

Clique aqui para ver os exemplos de fichas:


Ficha de SiǤns of Hope


Nome: Nier

Jogador: Gustavo

Facção: Saligia/Pecado da Ira

Raça: Demônio (Naturalborn destroyer dos demônios)

Potencial Destrutivo: Montanha+ (35)

Resistência: Multi-montanhas (45)

Velocidade: Massivamente Hipersônico (mach 100)

Magia: Fogo, consegue voar por causa das luvas

Habilidades: Full Counter: Permite Nier rebater ataques mágicos lançados nele
Revenge Counter: Todo dano que Nier recebe em batalha é acumulado dentro de si, e disparado em uma intensidade muito superior (5 vezes mais forte.). Entretanto, Nier tem que estar seriamente ferido, e por se tratar de uma técnica arriscada, quase nunca a usa.
Zero Point: Permite Nier congelar qualquer chama em que encostar.

Tesouro Sagrado: Gilgamesh: As luvas que Nier usa. Ele pode canalizar suas chamas de maneira muito mais forte nela, conseguindo disparar rajadas de chamas capazes de destruir montanhas. Consegue evoluir para outros níveis, mas precisa de equipamentos para que isso aconteça.

Personalidade: Sincero, pavio-curto, gentil com seus amigos e gosta de provocar.

Habilidade trivial: Tem uma ótima intuição e sabe tocar piano.

História: Sofre de amnésia, por isso não se lembra de suas origens. Se lembra de quando despertou que estava no palácio de Lioness, de frente com o Rei. Ele estava sendo condenado por um crime de ira ao destruir a Passagem de Grisgandor, que ligava a ilha de Britânia ao continente. Ele não se lembrava de nada disso, e Scar, o Mago da Corte afirma que o que ele diz é verdade, e que seu passado é um mistério até mesmo para ele. Então, o Rei decide fazer um teste para ver se ele realmente é bom, e o manda para enfrentar um bando composto por 30 mercenários que atacaram uma das vilas de Lioness, achando que ele não voltaria.
Surpreendentemente, o garoto volta e inteiro, sem arranhões, e com uma criança no colo que ele encontrou com os mercenários, e ele afirma que a conhece de algum lugar, mas não sabe de onde. O Rei pega a criança para si, e a adota como filha. Então, entra Krioni, o orgulhoso Mago da Corte, e fala em criar uma equipe de cavaleiros poderosos para impedir o grande mal que o Rei vê em seus sonhos. Então, ele pondera e declara Nier como capitão o primeiro dos Cavaleiros Condenados, a Saligia (os Sete Pecados Capitais), e Krioni entra na equipe, pois afirma que é melhor que esteja perto de Nier, e o Rei ordena que eles encontrem mais 5 pessoas poderosas para impedir o que está por vir. Alguns anos se passam após reunir os outros 5, o reino sofre um ataque interno, matando a rainha e seu filho mais novo, e os Pecados são culpados por isso, e fogem do reino de Lioness.

ADENDOS:
-A equipe não sabe qual foi seu crime, e nem sua raça.


Ficha de Zodyac


Nome: Lua

Jogador: Sarah

Signo: Escorpião

Exp/lvl: 0/1

HP: 60

MP: 40

Força: 4

Destreza: 1

Constituição: 4

Inteligência: 4

Sabedoria: 2

Carisma: 3

Magia: Auracinese

Armas: Sem armas

Habilidades: Sobrevivência na floresta;

Personalidade: Está frequentemente envolvida em brigas e possui uma grande sede de vingança. Também é ciumenta ao extremo, possuí um sentimento de posse incontrolável diante daquilo que amam.

História: Sofre de amnésia a partir de dois anos atrás, da qual não tem lembranças anteriores. Viaja o mundo buscando respostas sobre sua vida.

Fobia: Tem medo de nunca recuperar suas memórias. Entretanto, tem medo de que elas sejam terríveis, e que seria melhor não recuperar. Ela muitas vezes enfrenta esse dilema.


Após montar sua ficha, entra a escolha da skin de seu personagem. A skin nada mais é do que a imagem que representará seu personagem. Não escolha, em hipótese alguma, apenas uma arte que encontrou na internet como skin. Não será aceito. Escolha um personagem de um anime, jogo ou desenho animado. Também use um personagem que siga seu estilo de luta, ou adeque o seu ao personagem que escolheu.

DICAS E TUTORIAL


Talvez este seja um dos mais importantes pontos do fórum. Nele, temos a explicação completa das mecânicas. Clique aqui para ler (leia esta parte antes de continuar). Mesmo assim, se dúvidas persistirem, contate algum ADM. Entretanto, você usará apenas certas abas com frequência: a 1, a 2, a 4 e a 5, sendo que, de fato, só usarão em todos os posts a 4, para inserir imagens e a 5, para colocar cor no texto. As cores são inseridas nos diálogos, que quanto mais coloridos, melhor.


Quando clicar numa cor para colocar no texto, não ficará colorido na hora que escreverem, e aparecerá em códigos, assim:


Se você não encontrar a cor que deseja, é só você colocar o código dela, e para ver o código dela, é só pesquisar "Pick Color" no Google, isso pode parecer difícil, mas é apenas copiar e colar. Vamos analisar a parte abaixo. O #9b0000 é o código da cor. Para trocar, basta colocar outra # ali.


Agora, para formatar corretamente, veja a imagem abaixo.


Vê como está espalhado o texto? Colando a formatação, desse jeito


ele ficará assim, corretamente colocado.


O QUE EU POSSO E NÃO POSSO FAZER?


Bem, tendo em vista tudo isso que acabou de ler, deve estar se perguntando, “mas e dentro do próprio RPG, o que eu posso e não posso fazer?”. Bem, a resposta é simples. Pode fazer o que quiser, desde que seja coerente com as Regras e as Regras do Universo do RPG.

Essas tais Regras do Universo do RPG seriam as seguintes:

-Romance.
-Níveis de poder.
-Capacidades dos personagens.


Elas variam de RPG para RPG. Vamos voltar ao exemplo de Fairy Tail. Não seria certo, salvo em casos onde o roteiro, puxado pelo mestre, leve até um Romance entre Lucy e Gray. Isso não é certo dentro do cânone da obra. Entretanto, se o RPG se encaminhar para isso, e os personagens dos casais (nesse caso, Lucy e Gray, o casal em si, e Natsu e Juvia, pares românticos oficiais) estejam todos de acordo.

Os níveis de poder entrariam na capacidade destrutiva de cada um. Um personagem que pode destruir, no máximo, uma parede não poderia destruir uma casa em um golpe, muito menos uma rua ou até uma montanha. O mesmo se aplica para sua resistência. Se ele resiste a golpes que destroem uma parede, resistir a um que destrói uma casa não seria possível.

As capacidades seriam as habilidades do personagem. Um personagem capaz de usar poderes de fogo não poderia usar poderes de gelo, ou um espadachim iniciante não conseguiria brandir sua espada como um mestre das armas.

ESCREVENDO BEM


Esta é a última parte do tutorial, e provavelmente a mais complicada de todas.

Começando pelo básico, escreva de acordo com o português padrão. Não abrevie “que” para “q”, ou “você” para “vc”, ou use linguagem coloquial na narração (se um personagem fala usando várias gírias, coloque elas nas falas e nos pensamentos).

Sobre narração, narre em terceira pessoa. O fórum se mantém nesse estilo, então continue ele.

Clique aqui para ver os exemplos de narração em primeira e terceira pessoa:


NARRAÇÃO EM PRIMEIRA PESSOA


Estou no vilarejo de Antares a algum tempo. Estou disrfaçada como uma jovem humana com cabelos longos e brancos e olhos lilases cujo nome é Catherinny. Trabalho como garçonete em uma taverna que há por aqui, achei que seria a melhor opção depois que os sete pecados capitais viraram criminosos procurados.

Saio da hospedaria onde estou e vou para a taverna para começar o meu turno novamente. Entro na taverna e começo a atender os clientes. Tudo estava como sempre até eu ouvir o Sr. Dominick um senhor de idade que é o dono da taverna onde trabalho discutindo com alguns cavaleiros sagrados que, na certa, estavam querendo sair sem pagar novamente, uma clara demonstração de poder ligada a mentira de que eles pagariam no fim do mês. Eles nunca pagam, e isso já está me dando nos nervos.


NARRAÇÃO EM TERCEIRA PESSOA


Catherinny é uma jovem humana de cabelos e olhos lilases que vive no vilarejo de Antares, e trabalha como garçonete em uma taverna da cidade.

Ela sai da hospedaria onde vive e vai para a taverna para começar o seu turno novamente. Ela entra na taverna e começa a atender os clientes. Tudo estava como sempre até ouvir o Sr. Dominick, um senhor de idade que é o dono da taverna onde trabalha, discutindo com alguns cavaleiros que, na certa, estavam querendo sair sem pagar novamente, uma clara demonstração de poder ligada a mentira de que eles pagariam no fim do mês. Eles nunca pagam, e isso já estava dando nos nervos da garota. Ela se aproxima do Sr. Dominick e pergunta:


Se você tiver problemas com ortografia, existe milhares de sites que pode te ajudar. Para começar, o próprio Word tem uma ferramenta de correção. Se não quiser ou puder usar o Word, existem sites, como o FLiP, que podem corrigir para você.

Porém, mais importante que isto, é a narração. Erros de gramática acontecem com todos. Entretanto, escreva de maneira clara e concisa, com detalhes sobre a situação.


Clique aqui para ver os exemplos de textos mal e bem escritos:


TEXTO MAL ESCRITO


E então, eu disse
- Garoto você esta bem ?Qual seu nome ?Você conhecia o homem que te carregava dentro deste caixão ?
-Haizane vá e pergunte ao padre se ele tem alguma roupa para dar ao garoto,e comida também ele deve,estar faminto -

Todos firacaram espantados Haizane mal se mexia por ver, um garoto pequeno daquele jeito foi mais o mais rápido que conseguia buscar oque pedi.
Os outros me ajudaram a tirar o garoto da onde estava,já que ele estava sem forças


TEXTO BEM ESCRITO


Kayban se aproxima do caixão e fala:

-Ei garoto, você está bem? Qual é o seu nome? Conhecia o homem que te carregava dentro deste caixão?

Ao ver que ele estava atordoado, ele se vira para Haizane e fala:

-Haizane, vá até a igreja e pergunte ao padre se ele tem alguma roupa para dar ao garoto, e comida também, ele deve estar faminto.

Todos estavam espantados, e Haizane foi para a igreja, atordoado. Um pequeno garoto, revivido por necromancia, de cabelos vermelhos e olhos sem cor, dentro de um caixão. Os outros cavaleiros se aproximaram de Kayban e ajudaram a tirar o garoto do caixão, já que ele estava sem forças.


Viu como algo bem escrito e com detalhes, faz com que um post fique melhor? Óbvio, nem todos começam escrevendo bem, mas existe uma dica fundamental para melhorar, além da evolução natural. Leitura. Leia livros, os outros posts, qualquer coisa. Não estamos dizendo para que leia Dostoievski ou Machado de Assis (também conhecido como Mais Chato de Assis). Pode ler livros de fantasia, como as sagas Harry Potter e Percy Jackson, ou até Light Novels, como Sword Art Online e No Game No Life.

CONSIDERAÇÕES FINAIS


Então é isso. Espero ter coberto todo o RPG. Caso ainda houverem dúvidas, deixe nas respostas a este tópico. Espero que tenha lido todo o post, e que tenha entendido o que quisemos transmitir com ele. Agora, você já tem tudo o que precisa para poder escrever e participar do RPG. Esperamos que goste de jogar, e venha se divertir conosco, em todos esses vários e vários RPGs.




“Pessoas sem ambição e sede de conhecimento não são dignas de viver em um mundo tão vasto e rico quanto o que estamos agora”

Gustavo Cilson Gonçalves, dono da RPG Alliance e Os sete Pecados Capitais & Calcinha da Elizabeth.


avatar
Mestre
Admin

Mensagens : 29
Data de inscrição : 06/03/2018

Ver perfil do usuário http://nanatsu-no-taizai.directorioforuns.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum