Nanatsu no Taizai
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

RPG - Explicação e Tudo O Que Você Precisa Saber

Ir para baixo

RPG - Explicação e Tudo O Que Você Precisa Saber Empty RPG - Explicação e Tudo O Que Você Precisa Saber

Mensagem por Mestre Dom Jun 10, 2018 12:15 am



Olá, tudo certo? Como sei que há muitas dúvidas, principalmente para novatos, fiz esta espécie de "carta aberta" para todos os participantes do RPG, para ensinar o que fazer para jogar. Vamos ir desde o básico até as partes mais complicadas.

ENTRANDO NO FÓRUM


Pode não parecer, mas existem dúvidas em relação a isso. Em suma, é como se cadastrar no facebook, então pode pular esta parte caso saiba como fazer isso. Pode ser que você tenha recebido uma senha ou que você deva fazer a sua própria conta. Vamos começar com o caso menos frequente, que é receber a senha. Quando abrirem o fórum, ele estará assim:

RPG - Explicação e Tudo O Que Você Precisa Saber Qe0bIhZ

Pegue o login e senha que lhe foram fornecidos no chat por algum ADM. Clique em Conectar.

RPG - Explicação e Tudo O Que Você Precisa Saber Jk3TrJJ

Aparecerá esta tela para vocês. Coloque o login no nome de usuário e senha na senha.

RPG - Explicação e Tudo O Que Você Precisa Saber FMSqAYH

Agora, caso não tenha esses dados fornecidos, você deve se registrar. Para isso, clique em Registrar

RPG - Explicação e Tudo O Que Você Precisa Saber Lg4tp0b

Assim que clicar em Registrar, os termos no fórum vão ser apresentados. Concorde com eles e siga adiante. Após concordar com os termos, essa tela irá aparecer.

RPG - Explicação e Tudo O Que Você Precisa Saber BRqHjsn

O Nome de Usuário que irá usar será o nome do seu personagem no fórum em questão. Use um endereço de e-mail que tenha acesso e uma senha fácil para se lembrar. Clique em salvar, assim vai ser enviado para o seu e-mail o link do fórum, que você vai entrar e se conectar foi explicado acima.

REGRAS


Após entrar no fórum, ele será inteiramente carregado, deste jeito.

RPG - Explicação e Tudo O Que Você Precisa Saber LfMPhmm

Então, você irá até a aba REGRAS. Lá, haverá estes tópicos:

RPG - Explicação e Tudo O Que Você Precisa Saber Captur10

RPG - Explicação e Tudo O Que Você Precisa Saber M0H1KkC

Certifique-se de ler todos. Regras são importantes para o bom funcionamento do RPG. Se estiver em dois RPGs, leia as Regras de ambos. Elas diferem de fórum para fórum. Outro item que difere é se há ou não há ficha. Se for o caso de não haver ficha, você será um personagem já existente de uma obra. Mas, se houver ficha, leia este tópico e a próxima parte.

FICHA


Após ler a ficha, você deve montá-la. As fichas são baseadas na ficha de Magic Order v0.3. Logo, isso significa será usado um d4 (dado de quatro faces) para criar seu personagem. Um dado de quatro lados dá status balanceados para personagens de nível baixo. Caso queira um site para poder fazer isso, clique aqui.

As fichas diferem de RPG para RPG. Por mais que sejam baseadas na ficha de Magic Order, os RPGs possuem mestres diferentes, assim como suas particularidades. Um RPG de Harry Potter, por exemplo, precisaria de uma ficha diferente de uma de Fairy Tail, assim como um que seja criação original. Abaixo, é possível ver dois exemplos de fichas, uma de SiǤns of Hope, e uma de Zodyac.

Clique aqui para ver os exemplos de fichas:

Após montar sua ficha, entra a escolha da skin de seu personagem. A skin nada mais é do que a imagem que representará seu personagem. Não escolha, em hipótese alguma, apenas uma arte que encontrou na internet como skin. Não será aceito. Escolha um personagem de um anime, jogo ou desenho animado. Também use um personagem que siga seu estilo de luta, ou adeque o seu ao personagem que escolheu.

DICAS E TUTORIAL


Talvez este seja um dos mais importantes pontos do fórum. Nele, temos a explicação completa das mecânicas. Clique aqui para ler (leia esta parte antes de continuar). Mesmo assim, se dúvidas persistirem, contate algum ADM. Entretanto, você usará apenas certas abas com frequência: a 1, a 2, a 4 e a 5, sendo que, de fato, só usarão em todos os posts a 4, para inserir imagens e a 5, para colocar cor no texto. As cores são inseridas nos diálogos, que quanto mais coloridos, melhor.

RPG - Explicação e Tudo O Que Você Precisa Saber YF5CXPA

Quando clicar numa cor para colocar no texto, não ficará colorido na hora que escreverem, e aparecerá em códigos, assim:

RPG - Explicação e Tudo O Que Você Precisa Saber P1ETUm9

Se você não encontrar a cor que deseja, é só você colocar o código dela, e para ver o código dela, é só pesquisar "Pick Color" no Google, isso pode parecer difícil, mas é apenas copiar e colar. Vamos analisar a parte abaixo. O #9b0000 é o código da cor. Para trocar, basta colocar outra # ali.

RPG - Explicação e Tudo O Que Você Precisa Saber Tho0SRK

Agora, para formatar corretamente, veja a imagem abaixo.

RPG - Explicação e Tudo O Que Você Precisa Saber SoEgzh8

Vê como está espalhado o texto? Colando a formatação, desse jeito

RPG - Explicação e Tudo O Que Você Precisa Saber Ui6GCyM

ele ficará assim, corretamente colocado.

RPG - Explicação e Tudo O Que Você Precisa Saber YDbFOiF

O QUE EU POSSO E NÃO POSSO FAZER?


Bem, tendo em vista tudo isso que acabou de ler, deve estar se perguntando, “mas e dentro do próprio RPG, o que eu posso e não posso fazer?”. Bem, a resposta é simples. Pode fazer o que quiser, desde que seja coerente com as Regras e as Regras do Universo do RPG.

Essas tais Regras do Universo do RPG seriam as seguintes:

-Romance.
-Níveis de poder.
-Capacidades dos personagens.


Elas variam de RPG para RPG. Vamos voltar ao exemplo de Fairy Tail. Não seria certo, salvo em casos onde o roteiro, puxado pelo mestre, leve até um Romance entre Lucy e Gray. Isso não é certo dentro do cânone da obra. Entretanto, se o RPG se encaminhar para isso, e os personagens dos casais (nesse caso, Lucy e Gray, o casal em si, e Natsu e Juvia, pares românticos oficiais) estejam todos de acordo.

Os níveis de poder entrariam na capacidade destrutiva de cada um. Um personagem que pode destruir, no máximo, uma parede não poderia destruir uma casa em um golpe, muito menos uma rua ou até uma montanha. O mesmo se aplica para sua resistência. Se ele resiste a golpes que destroem uma parede, resistir a um que destrói uma casa não seria possível.

As capacidades seriam as habilidades do personagem. Um personagem capaz de usar poderes de fogo não poderia usar poderes de gelo, ou um espadachim iniciante não conseguiria brandir sua espada como um mestre das armas.

ESCREVENDO BEM


Esta é a última parte do tutorial, e provavelmente a mais complicada de todas.

Começando pelo básico, escreva de acordo com o português padrão. Não abrevie “que” para “q”, ou “você” para “vc”, ou use linguagem coloquial na narração (se um personagem fala usando várias gírias, coloque elas nas falas e nos pensamentos).

Sobre narração, narre em terceira pessoa. O fórum se mantém nesse estilo, então continue ele.

Clique aqui para ver os exemplos de narração em primeira e terceira pessoa:

Se você tiver problemas com ortografia, existe milhares de sites que pode te ajudar. Para começar, o próprio Word tem uma ferramenta de correção. Se não quiser ou puder usar o Word, existem sites, como o FLiP, que podem corrigir para você.

Porém, mais importante que isto, é a narração. Erros de gramática acontecem com todos. Entretanto, escreva de maneira clara e concisa, com detalhes sobre a situação.


Clique aqui para ver os exemplos de textos mal e bem escritos:

Viu como algo bem escrito e com detalhes, faz com que um post fique melhor? Óbvio, nem todos começam escrevendo bem, mas existe uma dica fundamental para melhorar, além da evolução natural. Leitura. Leia livros, os outros posts, qualquer coisa. Não estamos dizendo para que leia Dostoievski ou Machado de Assis (também conhecido como Mais Chato de Assis). Pode ler livros de fantasia, como as sagas Harry Potter e Percy Jackson, ou até Light Novels, como Sword Art Online e No Game No Life.

CONSIDERAÇÕES FINAIS


Então é isso. Espero ter coberto todo o RPG. Caso ainda houverem dúvidas, deixe nas respostas a este tópico. Espero que tenha lido todo o post, e que tenha entendido o que quisemos transmitir com ele. Agora, você já tem tudo o que precisa para poder escrever e participar do RPG. Esperamos que goste de jogar, e venha se divertir conosco, em todos esses vários e vários RPGs.




“Pessoas sem ambição e sede de conhecimento não são dignas de viver em um mundo tão vasto e rico quanto o que estamos agora”

Gustavo Cilson Gonçalves, dono da RPG Alliance e Os sete Pecados Capitais & Calcinha da Elizabeth.


Mestre
Mestre
Admin

Mensagens : 32
Data de inscrição : 06/03/2018

https://nanatsu-no-taizai.directorioforuns.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos